Mato Grosso, Domingo, 12 de Maio de 2024     
Novo Portal
Comunidade discute práticas agroecologicas e sócio-economia solidária
Comunidade discute práticas agroecologicas e sócio-economia solidária
17/03/2006 15:02:13
por Coordenadoria de Comunicação Social

Cerca de 400 pessoas entre estudantes, professores, integrantes de movimentos sociais e pequenos produtores estão participando em Cáceres Da I Jornada de Agroecologia e Sócio-Economia Solidária

O evento realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat) em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária(Incra) e movimentos sociais do campo - Via Campesina se constitui em um espaço para a proposição e divulgação dos trabalhos produzidos pela Universidade por meio dos ações pautadas na Agroecologia e sócio Economia Solidárias representadas pelos programas institucionais como Programa de Ciências Agroambientais(PCCA) e o Núcleo Unemat Unitrabalho.

Para Abdala Untar, coordenador pedagógico do curso de Agronomia voltados para os integrantes dos movimentos sociais do campo ofertado pela parceria entre Universidade e o Incra, a jornada tem como referencial ser uma marco para discussões permanente acerca das práticas no âmbito da agroecologia e da sócio-economia na Unemat.

Além da discussão o evento é para Clovis Vailant, da coordenação do Núcleo Unemat Unitrabalho, uma forma de trazer para a academia o trabalhos que estão sendo executados por essas frentes nas comunidades. Como é o caso das atividades executadas pelas incubadoras da Unitrabalho. Experiências acumuladas nesses setores poderão constituir-se em proposições paras as estruturas de currículos.

Na manhã de hoje(17) , uma palestra apresentada pelo docente da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Pinheiro abordou os paradigmas da Agroecologia . Referencia internacional nessa área, o pesquisador falou princípios orientadores dos processos de transformações sócio-econômicas, éticas e políticas que nortem a prática da agroecologia e da sócio economia solidária.

Uma palestra apresentada por João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra( MST) encerra esta primeira jornada.

Elaine Tortorelli

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24688 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada